Imagina SP: imagens vazadas de São Paulo em 2030

LIP
3 min readJan 30, 2023

--

Como será São Paulo, a aniversariante do dia, em 2030?

Mais especificamente, como será São Paulo em 2030 a partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU?

Imagem criada a partir de dois softwares combinados de Inteligência artificial

Só podemos construir o que antes podemos imaginar. Essas não são imagens de uma São Paulo utópica, mas de um futuro que pode ser construído.

Neste dia que se celebra o aniversário de 469 anos de São Paulo, divido algumas imagens de uma possível São Paulo.

Imagens criadas a partir de dois softwares combinados de inteligência artificial

Para tentar responder essa pergunta, foram usadas duas inteligências artificiais que, em colaboração, criaram essas imagens: a primeira é uma IA de texto (ChatGPT), para a qual foi solicitada a criação de uma descrição de imagem. A descrição gerada foi utilizada como “prompt” (instrução) na segunda IA de imagens (midjourney), que criou as imagens exibidas.

O comando para a primeira IA foi criar a descrição de uma São Paulo a partir dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030, que são: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global de clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação (para atingir os objetivos).

Imagens criadas a partir de dois softwares combinados de inteligência artificial

Por mais que tenham um aspecto de “brincadeira”, essas imagens fazem parte da pesquisa do Imagina SP e têm o poder de inserir no nosso imaginário uma possível referência visual da cidade de São Paulo do futuro: mais positiva, humana e verde. Onde você já viu imagens de uma São Paulo futurística como essas?

-

Obrigado ao Washington Fajardo, cujas imagens geradas por AI do Rio de Janeiro me impressionaram e de quem copiei a ideia de usar AI para criar imagens de cidades; a Mariana Campanatti, cujo “jogo” Missão 2030 conferiu um norte para essas imagens e ao Riccardo Parise, que sempre me incentivou a usar AI.

--

--